ESTRUTURAL 01
COMO INTERPETRAR O DESENHO DE UMA 01 VIGA
Obs. Ver a Numeração Abaixo com o desenho da viga acima
01 Viga
(500) 14
INTERPETRAÇÃO:
A viga está no Nível 500 (a 500 cm , ou seja sua parte de cima está a 5,00 metros do nível 0,00 (nível superior dos
baldrames) e a viga se chama Viga 14 (ver na planta de formas do Nível 500 a
posição em que a viga se encontra.
02 Ferragens
que se encontra do lado de cima da viga
3N110
ø12.50 C=783 = 3 ferros de diâmetro 12,5 mm (1/2”), que se encontra na tabela
que vai o na linha de número 110, sendo que o comprimento total deste ferro é
783 cm
03 e 04
Ferragens que se encontra do
lado de cima da viga
O mesmo raciocínio do número do item 02.
05
Diversas Camadas
4ø2c 3ø3c =
4 ferros na segunda camada e 3 ferros na terceira camada (ver corte transversal
da viga item 14 (lado de cima)
06 Nível
que se encontra a viga (Δ 500)
A viga se encontra no nivel 500, isto é ela esta a 500 cm do nível 0,00 que o nível superior da viga baldrame
07 Localização dos pilares
que servem de apoio para esta viga
Que neste exemplo são os pilares P20 do lado esquerdo e P21 do lado direito, com isto fica fácil de você localizar a viga na planta de forma, pela numeração dos pilares que é nosso caso
08 Comprimento livre da viga
É o
comprimento livre da viga, isto é de pilar a pilar pela face interna dele
09 Largura do Pilar no sentido da viga
É a largura
que o pilar tem no sentido longitudinal
da viga, pois no outro sentido a 90º o
pilar pode ter largura diferente.
10 Espaçamento dos Estribos
È o
espaçamento do estribo nos trechos ao longo da viga:
Exemplificando:
23N4c/8 , quer dizer que neste
trecho da viga de comprimento 184 cm vai 23 estribos de número 4 (N4) (ver
tabela) e vai espaçado cada estribo a
cada 8 cm um do outro.
15N4c/23 quer dizer que neste trecho da viga de comprimento 334.10 cm vai
15 estribos de número 4 (N4) (ver tabela) e vai espaçado cada estribo a cada 23
cm um do outro.
11 Camadas de ferro na parte Inferior da
Viga
São os ferros suplementares que vão na camada inferior da viga, isto é:
3 N57 ø 10.0 c/25 c= 205 = 3 ferros que estão na tabela na linha 57, seu
diâmetro é de 10 mm ou seja 3/8, ele está deslocado um do outro a 25 cm, e seu
comprimento total é de 205 cm.
Obs. Se olhar no detalhe da viga
tem o número 175 que quer dizer que o primeiro ferro está a 175 cm do
início esquerdo da viga, a partir daí os outros estão
deslocados de 25 cm cada um.
12 Camadas de ferro na parte Inferior da
Viga
são os
ferros mais inferiores da viga , são eles que
servem para amarrar o estribo ver item (16)
4N58ø10
C=705 = 4 ferros de número 58 na tabela, sendo ferro de diâmetro 10 mm ou seja
3/8”, com comprimento total de 705 cm.
Obs.
Percebe-se que nas pontas ele é dobrado de 12 cm cada ficando com o comprimento livre de 686
cm.
13
Corte AA da Viga 14
Vê- se na
posição central da viga um corte denominado AA, ele corta do meio e vai até a
extremidade esquerda da viga, é como você visse a viga cortada com as ferragens
dentro, para ver a posição dos ferros internos a ela, e com as dimensões da
viga que neste caso é 20x50 cm.
14 Detalhe dos estribos
São as dimensões do estribo dentro da viga, isto é neste caso ele tem
16x46 cm pois tem que ter 2 cm de cobertura de concreto do cada lado de
proteção.
15 Tamanho e dobra dos Estribos
45N4ø5 C=136 = 45 estribo nesta viga (23+15+7), ver item (10), diâmetro
de 5.00 mm, sendo o seu comprimento total de 136 cm, no qual ele vai ser
dobrado conforme figura do item (14), e ficar nas dimensões de 16x46 acabado,
onde vai ter uma espera interna de 6 cm na horizontal e 6 cm na vertical (ver
canto esquerdo superior da figura do item (14)
Obs. A montagem dos estribos na viga deverá ser alternada, isto é 01
esperas na parte superior da viga (lado esquerdo) e na sequencia inverter o
estribo para que a espera fica na parte inferior do lado direito.
O trabalho conjunto, solidário entre o concreto e a armadura fica bem caracterizado na
análise de uma viga de concreto simples (sem armadura), que rompe bruscamente tão logo
aparece a primeira fissura, após a tensão de tração atuante alcançar e superar a resistência do
concreto à tração (Figura acima). Entretanto, colocando-se uma armadura convenientemente
posicionada na região das tensões de tração, eleva-se significativamente a capacidade resistente da
viga.
Por isto o calculo estrutural é muito importante, não se colocando nem a mais nem a menos,colocando a quantidade certa, isto gera economia e segurança para a obra.
EXEMPLO DA SEQUENCIA DE UM CALCULO ESTRUTURAL
Em uma primeira fase você concebe a estrutura, ou seja, monta uma estrutura para atender a uma determinada finalidade como, por exemplo, uma ponte rodoviária, ou ferroviária, um edifício, etc.
- Em uma segunda fase, faz-se o levantamento das ações externas a que a estrutura estará sujeita como cargas permanentes (peso próprio, pisos, paredes, etc), cargas acidentais (ação do vento, cargas móveis, etc), varação de temperatura, previsão de recalques, etc.
- Tendo-se a estrutura e as ações externas que atuarão sobre ela, calcula-se as reações de apoio e os esforços (normal, cortante, momento fletor, momento torsor) que vão surgir em seções ao longo das partes da estrutura. Traça-se os diagramas de esforços (linhas de estado, linhas de influência para cargas móveis, envoltórias), determinado-se os esforços máximos e onde eles ocorrem.
- Com todos os esforços calculados, parte-se para o dimensionamento das peças, no caso de concreto armado, das vigas, lajes, pilares, fundações (blocos, sapatas, tubulões, estacas, etc), ou seja, a determinação da resistência e das dimensões das seções transversais de concreto e da quantidade de armadura (seção de aço), necessárias para resistir aos esforços calculados. Normalmente o concreto vai resistir aos efeitos de compressão e a armação aos de tração, devido ao esforço normal e ao momento fletor, mas também podem resistir a todos os outros esforços (cortante ou cisalhante, torsor .
- Finalmente, calculada a quantidade e a distribuição de concreto e armação, as dimensões das seções transversais e a posição dos ferros dentro das peças de concreto armado, faz-se o desenho de detalhamento para que a estrutura seja executada no canteiro de obras (dobragem dos ferros, execução das formas, fabricação do concreto, colocação das armações, plano de concretagem, etc.)
O ferro N1 a que você se refere é apenas a designação de qualquer um dos ferros da armação. É uma simples referência que se coloca no desenho da armação (N1, N2,...) junto com a quantidade, espaçameNto, comprimento e bitola do ferro, para relacioná-lo com uma tabela resumo de ferros que também consta do detalhamento.
N2 15 Ø 6,3 c=150.....Ferro Número 2 - 15 ferros de 6,3 mm de diâmetro (bitola) de comprimento 150 cm - o cálculo é feito em relação ao esforço que estes ferros devem resistir. A área transversal total de ferro (As=15.pi.6,3²/4=467,59 mm²=4,67 cm²) deve ser maior ou igual a área de ferro necessária para resistir a um determinado esforço de tração, por exemplo. Um aço CA-50, por exemplo, considerando-se já o coeficiente de segurança, tem uma tensão admissível 4350 kgf/cm², resistiria a uma tração de T=4,67.4350=20314,5 kgf. Assim, se o esforço calculado foi de 20310 kgf, cada barra de Ø 6,3 mm de CA-50 resiste a
4350.pi.0,63²/4=1356 kgf, o número de ferros deverá ser n=20310/1356=14,98=~15 barras. Ou podemos dimensionar pela área de ferro necessária:
20310/4350=4,67 cm²
Como cada barra de CA-350 de Ø 6,3 mm tem
0,63².pi/4=0,31 cm²
A quantidade de barras é n=4,67/0,31=~15 barras.
EXEMPLO DA SEQUENCIA DE UM CALCULO ESTRUTURAL
Em uma primeira fase você concebe a estrutura, ou seja, monta uma estrutura para atender a uma determinada finalidade como, por exemplo, uma ponte rodoviária, ou ferroviária, um edifício, etc.
- Em uma segunda fase, faz-se o levantamento das ações externas a que a estrutura estará sujeita como cargas permanentes (peso próprio, pisos, paredes, etc), cargas acidentais (ação do vento, cargas móveis, etc), varação de temperatura, previsão de recalques, etc.
- Tendo-se a estrutura e as ações externas que atuarão sobre ela, calcula-se as reações de apoio e os esforços (normal, cortante, momento fletor, momento torsor) que vão surgir em seções ao longo das partes da estrutura. Traça-se os diagramas de esforços (linhas de estado, linhas de influência para cargas móveis, envoltórias), determinado-se os esforços máximos e onde eles ocorrem.
- Com todos os esforços calculados, parte-se para o dimensionamento das peças, no caso de concreto armado, das vigas, lajes, pilares, fundações (blocos, sapatas, tubulões, estacas, etc), ou seja, a determinação da resistência e das dimensões das seções transversais de concreto e da quantidade de armadura (seção de aço), necessárias para resistir aos esforços calculados. Normalmente o concreto vai resistir aos efeitos de compressão e a armação aos de tração, devido ao esforço normal e ao momento fletor, mas também podem resistir a todos os outros esforços (cortante ou cisalhante, torsor .
- Finalmente, calculada a quantidade e a distribuição de concreto e armação, as dimensões das seções transversais e a posição dos ferros dentro das peças de concreto armado, faz-se o desenho de detalhamento para que a estrutura seja executada no canteiro de obras (dobragem dos ferros, execução das formas, fabricação do concreto, colocação das armações, plano de concretagem, etc.)
O ferro N1 a que você se refere é apenas a designação de qualquer um dos ferros da armação. É uma simples referência que se coloca no desenho da armação (N1, N2,...) junto com a quantidade, espaçameNto, comprimento e bitola do ferro, para relacioná-lo com uma tabela resumo de ferros que também consta do detalhamento.
N2 15 Ø 6,3 c=150.....Ferro Número 2 - 15 ferros de 6,3 mm de diâmetro (bitola) de comprimento 150 cm - o cálculo é feito em relação ao esforço que estes ferros devem resistir. A área transversal total de ferro (As=15.pi.6,3²/4=467,59 mm²=4,67 cm²) deve ser maior ou igual a área de ferro necessária para resistir a um determinado esforço de tração, por exemplo. Um aço CA-50, por exemplo, considerando-se já o coeficiente de segurança, tem uma tensão admissível 4350 kgf/cm², resistiria a uma tração de T=4,67.4350=20314,5 kgf. Assim, se o esforço calculado foi de 20310 kgf, cada barra de Ø 6,3 mm de CA-50 resiste a
4350.pi.0,63²/4=1356 kgf, o número de ferros deverá ser n=20310/1356=14,98=~15 barras. Ou podemos dimensionar pela área de ferro necessária:
20310/4350=4,67 cm²
Como cada barra de CA-350 de Ø 6,3 mm tem
0,63².pi/4=0,31 cm²
A quantidade de barras é n=4,67/0,31=~15 barras.
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